Educação para a cidadania: o discurso dos suplementos For Teens e Folhateen
2001; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCOUTINHO, Adriana Nadja Lelis. Educacao para a cidadania: o discurso dos suplementos For Teens e Folhateen. 2001. 150 f. Dissertacao (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Escola de Ciencia da Informacao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. O crescimento significativo da participacao da midia no mundo contemporâneo, em consequencia, principalmente, dos recentes avancos tecnologicos, e a necessidade de valorizar na escola diferentes manifestacoes culturais e de trabalhar com as diversas linguagens atraves das quais a midia se manifesta orientam este trabalho. Partindo do pressuposto de que a midia nao apenas representa o real, mas constroi realidade e conhecimento, e de que uma educacao fundamentada no exercicio pleno da cidadania deve oferecer ao educando instrumental teorico essencial para lidar de forma critica, com os produtos da midia, este estudo propoe-se a inverstigar as estrategias discursivas utilizadas pelos suplementos For Teens e Folhateen, no sentido de educar para a cidadania. Utilizam-se os pressupostos teoricometodologicos da Analise do Discurso de linha francesa (AD) com os seguintes objetivos: caracterizar o publico-alvo dos suplementos; investigar as estrategias utilizadas e os temas abordados; detectar e levantar as concepcoes de cidadania e de educacao construidas nos discursos dos suplementos. O corpus da analise integra as reportagens de capa dos numeros editados no periodo de 15 de maio a 31 de agosto de 2000, que sao agrupadas em unidades tematicas, analisadas e confrontadas. Observa-se a constituicao de dois publicos distintos na producao dos discursos: o do Folhateen e mais especifico, identificado principalmente com a musica e com o cinema e incluido na cultura global, e o do For Teens, mais diversificado e identificado com a cultura local. Nao se pode, concluir que estes suportes eduquem para a cidadania, no sentido de que seus discursos – no conjunto das edicoes analisados – nao sao geradores de atitudes conscientes e criticas, nao modificam a sociedade.
Referência(s)