Psicologia e ideologia
1979; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Linguagem: Português
10.1590/s0102-25551979000100001
ISSN1806-9274
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoHa um seculo, um liberal ingles descreveu o chines como uma raca inferior de maleaveis orientais(1). Na mesma epoca a antropologia tornou-se profissionalizada como uma disciplina intimamente associada com o surgimento da raciologia(2). Confrontada com as afirmacoes racistas da antropologia do seculo XIX, uma pessoa racional faria dois tipos de questao: Qual e o estatuto cientifico dessas afirmacoes? e: A que necessidades sociais ou ideologicas elas servem? As questoes sao logicamente independentes, mas as do segundo tipo surgem naturalmente a medida em que as pretensoes cientificas sao solapadas. No caso da antropologia racista do seculo XIX a questao do estatuto cientifico nao e mais considerada seriamente e nao e tambem dificil perceber qual era sua funcao social. Se o chines era maleavel por natureza, o que se poderia objetar contra um controle exercido por uma raca superior?
Referência(s)