Psicologia e ideologia

1979; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Linguagem: Português

10.1590/s0102-25551979000100001

ISSN

1806-9274

Autores

Nohan Chomsky,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Ha um seculo, um liberal ingles descreveu o chines como uma “raca” inferior de maleaveis orientais”(1). Na mesma epoca a antropologia tornou-se profissionalizada como uma disciplina “intimamente associada com o surgimento da raciologia”(2). Confrontada com as afirmacoes racistas da antropologia do seculo XIX, uma pessoa racional faria dois tipos de questao: Qual e o estatuto cientifico dessas afirmacoes? e: A que necessidades sociais ou ideologicas elas servem? As questoes sao logicamente independentes, mas as do segundo tipo surgem naturalmente a medida em que as pretensoes cientificas sao solapadas. No caso da antropologia racista do seculo XIX a questao do estatuto cientifico nao e mais considerada seriamente e nao e tambem dificil perceber qual era sua funcao social. Se o chines era maleavel por natureza, o que se poderia objetar contra um controle exercido por uma raca superior?

Referência(s)