Artigo Acesso aberto

A complexidade da relação escola-família em territórios vulneráveis

2009; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

10.18676/cadernoscenpec.v4i6.21

ISSN

2237-9983

Autores

Beatriz Penteado Lomônaco, Thais Christofe Garrafa,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

<p>O objetivo do artigo é buscar compreender características das relações de famílias de territórios maior vulnerabilidade social com a escola. Para isso, analisa entrevistas realizadas com mães moradoras do distrito de São Miguel Paulista e atendidas pelo Projeto Ação Família. Ao destacar as vozes das mães, procura-se compreender os sentidos que elas atribuem à escola, em termos de valores, de significados e de práticas, a partir da relação da família com o território, apresentada na oposição entre a escola e a rua, bem como de suas próprias experiências escolares e daquelas que elas têm como mães de alunos. O artigo demonstra que para essas mães a escola é mais que uma possibilidade de aprender:, é a única saída para se “ter uma vida melhor”. Para elas, quando seus filhos estão inseridos no contexto escolar, têm a possibilidade de superar os fracassos que marcaram suas trajetórias.</p><p> </p>

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