A complexidade da relação escola-família em territórios vulneráveis
2009; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v4i6.21
ISSN2237-9983
AutoresBeatriz Penteado Lomônaco, Thais Christofe Garrafa,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
Resumo<p>O objetivo do artigo é buscar compreender características das relações de famílias de territórios maior vulnerabilidade social com a escola. Para isso, analisa entrevistas realizadas com mães moradoras do distrito de São Miguel Paulista e atendidas pelo Projeto Ação Família. Ao destacar as vozes das mães, procura-se compreender os sentidos que elas atribuem à escola, em termos de valores, de significados e de práticas, a partir da relação da família com o território, apresentada na oposição entre a escola e a rua, bem como de suas próprias experiências escolares e daquelas que elas têm como mães de alunos. O artigo demonstra que para essas mães a escola é mais que uma possibilidade de aprender:, é a única saída para se “ter uma vida melhor”. Para elas, quando seus filhos estão inseridos no contexto escolar, têm a possibilidade de superar os fracassos que marcaram suas trajetórias.</p><p> </p>
Referência(s)