Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O USO DE SOFTWARES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

2015; UNIVERSIDADE FUMEC; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2358-5501

Autores

Marcos Vinícius de Souza Toledo,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este estudo teve como tema o uso de softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educacao do ensino medio/tecnico no Instituto Federal de Minas Gerais. Seu objetivo principal e a realizacao de uma pesquisa para analisar os resultados da utilizacao dos softwares educacionais no processo ensino-aprendizagem, e na melhoria do trabalho docente de ensino medio/tecnico, do Instituto Federal de Minas Gerais, no campus Sao Joao Evangelista. Pretende estreitar a relacao teoria-pratica e, assim, identificar as necessidades dos docentes para a adocao de softwares educacionais, voltados para o ensino medio/tecnico. Em seguida, verificar sua adequacao ao conteudo ministrado, para indicar os mais eficientes no processo ensino-aprendizagem, e, por fim, discutir os resultados da utilizacao de softwares educacionais. Como metodologia aplicada foram utilizados trinta softwares , para as dez disciplinas que fizeram parte da pesquisa. A amostra do trabalho consistiu em 50% da populacao dos docentes do ensino medio, que foram entrevistados de forma semiestruturada pelo pesquisador, contando com a aplicacao de um questionario elaborado para avaliacao qualitativa da experiencia do uso dos softwares e como foi empregado em sala de aula. Em seguida, aplicou-se um questionario para os alunos, com perguntas fechadas para avaliacao quantitativa, que serviu de instrumento basico para a coleta de dados, visando a obtencao de resultados uniformes, mediante observacao direta dos alunos com o uso dos softwares nas disciplinas, por meio da analise fatorial estatistica. Como resultado, percebeu-se que professores e alunos aceitam o emprego dos softwares , cujo conteudo fornece apoio pedagogico para todas as disciplinas submetidas a analise. Isso possibilita afirmar que o uso dos softwares educacionais traz avancos pedagogicos para os alunos, estimulando-os no desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que permite maior interacao do conteudo ministrado pelos professores. Podem surgir novos estudos propostos a partir deste, como o de aplicar a pesquisa em uma escola estadual ou municipal, visto que o perfil de um aluno de uma instituicao federal pode ser diferente do perfil de alunos dessas instituicoes de ensino; o de difundir os resultados obtidos, nesta pesquisa, para outros docentes da instituicao, com a apresentacao e a discussao da metodologia e dos resultados, como forma de analisar o papel do professor frente a utilizacao das novas tecnologias; o de implantar uma pesquisa longitudinal, com o acompanhamento do trabalho desenvolvido por professores e dos resultados apresentados pelos alunos. Palavras-chave: Ferramentas educacionais. Educacao. Softwares educacionais. Tecnologia de aprendizagem.

Referência(s)