
YouTube como espaço de construção da memória em rede: possibilidades e desafios
2013; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2012.3.12895
ISSN1980-3729
AutoresPaula Regina Puhl, Willian Fernandes Araújo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo tem o objetivo de estudar o YouTube como ferramenta de construção da memória coletiva no suporte digital. Para o conceito de memória coletiva utilizamos Halbwachs (1990) em articulação com Pollak (1989) e Santos (2003). Essas ideias são o ponto de partida para discutir a memória nos suportes digitais, a partir de autores como Rosnay (2006) e Casalegno (2006), entre outros autores que fomentam a investigação sobre a influência das novas mídias na memória coletiva. Foi feita uma análise do YouTube, organizada em cinco categorias: armazenamento/ postagem; categorização/tags; compartilhamento; mecanismos de interação e ferramentas de sugestão do sistema. A análise constatou que a memória coletiva em rede é construída tanto pela ação do sistema, quanto pela ação do usuário, possibilitando assim um fluxo entre as manifestações individuais e coletivas.
Referência(s)