Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONOMICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/periferia.2013.15342

ISSN

1984-9540

Autores

Tania de Assis Souza Granja, Maria de Lourdes Rangel Tura,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Tania de Assis Souza Granja, Maria de Lourdes Rangel Tura DOI: 10.12957/periferia.2013.15342 Este artigo é desdobramento da pesquisa de doutorado realizada em duas escolas municipais da rede pública de São João de Meriti. Apresenta-se uma reflexão sobre o perfil socioeconômico de alunos e alunas do 7º ano de escolaridade que participaram do estudo. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico em que, na primeira parte do trabalho, foram feitos questionários com alunos e alunas, visando seu ambiente, condições de vida e renda familiar. O aporte teórico constituiu-se de Bourdieu (1999), Tura (2011), Freitas (2007) e Montali; Tavares (2008), dentre outros. Os dados coletados ajudam a conhecer um pouco da realidade social e econômica de alunos e alunas que frequentam na atualidade o ensino público daquele município, com seus impactos sobre o cotidiano da escola.

Referência(s)