Artigo Acesso aberto Revisado por pares

processo de comercialização do turismo de base comunitária no Brasil:

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18472/sustdeb.v3n1.2012.7198

ISSN

2179-9067

Autores

Ivan Bursztyn, Roberto Bartholo,

Tópico(s)

Finance, Taxation, and Governance

Resumo

O turismo de base comunitária (TBC) vem se consolidando na última década no Brasil como um modo de organização do turismo na escala local. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que realize todo o seu potencial em prol do desenvolvimento social das comunidades locais. Neste trabalho, buscamos discutir a questão de acesso ao mercado, apontada por alguns estudos como fundamental para a sustentabilidade econômica dos empreendimentos comunitários. Partimos da análise de alguns documentos e pesquisas, nacionais e internacionais, para delinearmos diretrizes estratégicas para o processo de comercialização de iniciativas e roteiros de TBC.

Referência(s)