Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendendo os limites entre planejamento e prática na sala de aula

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22297/dl.v1i2.313

ISSN

2316-1795

Autores

Marina Macedo Santos Martins, Francisco Luan Ramires da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

800x600 Este trabalho de pesquisa apresenta o relato dos resultados de uma experiencia disponibilizada pela disciplina Pratica de Ensino de Lingua Portuguesa e de Literatura Brasileira do curso de Letras da UFCG em uma instituicao da rede publica de ensino de Campina Grande - PB. A experiencia foi realizada com uma turma de 3o ano do ensino medio, o que fez com que organizassemos um curso visando o principal objetivo dos alunos nessa etapa de escolaridade: a insercao no ensino superior. Para isso, planejamos e aplicamos uma sequencia didatica voltada para a producao do genero dissertativo-argumentativo e analise linguistica de alguns recursos presente nesse genero, como os adjetivos, as locucoes adjetivas e as oracoes subordinadas adjetivas. Na pratica, o foco foi a observância do uso e da funcionalidade dos recursos linguisticos, alem da analise do contexto de producao especifico do genero escolhido. Norteamos o trabalho em sala, a partir da elaboracao do modulo “Ter o que dizer para saber como dizer” e da sequencia didatica, o que respaldou a aplicacao das teorias pesquisadas sobre a analise linguistica no curso. Adotamos como parâmetro para as aulas o ENEM (Exame Nacional do Ensino Medio,) que avalia a competencia de leitura e escrita do candidato atraves do genero dissertativo-argumentativo. Neste trabalho apresentaremos um pouco de nossa experiencia em sala de aula, evidenciando os aprendizados mais consideraveis com a experiencia, entre eles: a diferenca entre o planejamento e a sua execucao. Para tanto, utilizaremos como fundamentacao teorica: Mendonca (2006), Kleiman (2007), Kemiac e Lino (2011) e Souza (2003). Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Calibri,sans-serif;}

Referência(s)
Altmetric
PlumX