GÊNERO, SEXUALIDADE E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DESSES CONCEITOS NA EDUCAÇÃO
2007; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17765/1516-2664.2008v13n1p37-53
ISSN2176-9176
AutoresFabiane Freire França, Delton Aparecido Felipe, Geiva Carolina Calsa,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO artigo discute os conceitos de genero e sexualidade e sua construcao a partir do saber escolar e da midia. Questiona-se o fato do publico feminino pertencer a um grupo minoritario e que tem a construcao cultural e social de sua sexualidade limitada: diferentes midias utilizam a imagem do corpo feminino como mercadoria. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de compreender a articulacao entre genero, sexualidade e meios de comunicacao para a realizacao de uma abordagem e leitura critica das imagens presentes no cotidiano que consequentemente influenciam os âmbitos culturais e educacionais. Para responder a problematizacao do presente artigo foram selecionados dois exemplares da revista Capricho (editora Abril) e dois episodios do programa Malhacao (Rede Globo), ambos escolhidos aleatoriamente com uma diferenca de tres anos de edicao: 2004 e 2007. Os dados revelam que esses meios de comunicacao ditam normas de identidade e comportamento em relacao a esses conceitos. Sendo assim, a instituicao escolar deve favorecer a conscientizacao dos jovens em relacao aos conceitos e valores expressos pela midia.
Referência(s)