A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia

2003; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/2447-1747.2003v12n1p391

ISSN

2447-1747

Autores

Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente, Jeani Delgado Paschoal Moura, Ideni Terezinha Antonello,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A tecnica de pesquisa de memoria viva e um instrumento eficaz que pode ser utilizado, no ensino de Geo­grafia, nos niveis Fundamental, Medio e Superior, para relacionar o conteudo discutido em sala de aula com o meio pesquisado. Esta proposta de ensino permite desenvolver um estudo sobre o espaco, entendendo-o como o resultado materializado do trabalho social, revelado pelas temporalidades de desenvolvimento e de tecnificacao de uma determinada sociedade. Essas temporalidades emergem na subjetividade transmitida no discurso oral – memoria viva dos sujeitos sociais, no momento em que discorreram sobre a sua trajetoria de vida, do seu lugar, da sua existencia, presente nos textos produzidos pelos grupos de discentes a partir da aplicacao dessa tecnica de pesquisa no trabalho de campo em Jataizinho/PR, nos quais afloram os momentos ou periodos do processo historico brasileiro. Percebe-se que, na busca da uniao teoria-pratica, obteve-se o resultado almejado, pois a experiencia ensejada na realizacao de um trabalho de campo interdisciplinar demonstrou a importância de se trabalhar ancorado na realidade concreta, pois a partir da vivencia empirica emerge as transformacoes socio-espaciais, as quais podem ser apreendidas pelas varias abordagens que fundamentam o ensino-aprendizagem do futuro profissional de Geografia.

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