(Imagens do) corpo do “deficiente”: um estado a ser compensado? Um estudo crítico sobre o Programa Esporte para Portadores de Deficiência e suas contribuições para a formação de professores

2005; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1809-8894

Autores

Sônia Maria Pellegrini de Azeredo,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este trabalho surgiu de um convite feito por um professor de Educacao Fisica da rede municipal de ensino, durante muitos anos voltado para o trabalho com sujeitos portadores de necessidades educativas especiais (SPNEE), para ministrar uma palestra sobre Relacoes Familiares para professores de Educacao Fisica do Programa Esporte Para Pessoas Portadoras de Deficiencias  o PEPPD  , um projeto desenvolvido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atraves da Secretaria de Esportes e Lazer e Fundacao Rio Esportes, em parceria com o Comando Militar do Leste e a Fundacao de Apoio ao Instituto Benjamin Constant, em setembro de 2002. Em maio de 2003, indicada para atuar no mesmo, ja como profissional psi prestadora de servicos ao referido Programa, pude me valer das conexoes existentes entre a Disciplina Pedagogia Terapeutica , com a qual trabalhei, por cinco anos seguidos, no Curso de Psicologia de um Centro Universitario privado, e a de Conhecimentos Didatico-Pedagogicos da Educacao Especial , para a qual fui solicitada a lecionar, no Curso Normal de um colegio estadual, a partir de 2003. Pretendendo contribuir para o debate contemporâneo sobre Corpo: psicologia e historia, o texto visa a apresentar o processo de discussao que vem ocorrendo no locus da formacao de professores de uma escola publica. Objetivando desconstruir certas praticas politico-pedagogicas, vem apontar para as necessarias transformacoes conceituais, bem como institucionais, contribuindo para o fortalecimento dos movimentos sociais no tocante as imagens/formas de visibilidade do corpo dos S.P.N.E.E., em seus diferenciados matizes.

Referência(s)