
Imagens da “educação inclusiva”: alguns apontamentos acerca do espaço e do tempo escolares
2012; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17227/anekumene.2012.num3.7349
ISSN2248-5376
AutoresAna Paula Nunes Chaves, Leila Procópia do Nascimento, Sonia María Vanzella Castellar,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoO objetivo deste texto é discutir o tempo e o espaço escolares, e como estes elementos estruturantes da cultura escolar se configuram com a temática da educação inclusiva, uma vez que acreditamos que a proposta de educação inclusiva gera na escola uma mudança significativa na estrutura de tempo e espaço estabelecida na medida em que considera o estudante como sujeito ativo do/no processo educativo, reconhecendo sua singularidade e as diferentes linguagens e ritmos de aprendizagem. Diante das inúmeras tentativas nas reformas políticas educacionais e nas articulações de pesquisadores interessados no “pensar” a escola, o currículo e a cultura escolar se mostra como um dos maiores desafios das políticas nacionais e internacionais
Referência(s)