
“Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento
2015; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 23; Issue: 87 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362015000100014
ISSN1809-4465
AutoresSimone Barreto Anadon, Maria Manuela Alves Garcia,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoResumo Analisa o funcionamento de uma seção do site “Educar para crescer”, que divulga os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a partir dos Estudos Culturais e da noção de discurso foucaultiana. Argumenta que o artefato põe em movimento discursos que atuam enquanto regimes de verdade e tecnologias que capturam a subjetividade dos internautas, de modo a responsabilizá-los e autorresponsabilizá-los pela auditoria dos desempenhos escolares. Mesclando aspectos da tradição pedagógica com discursos de caráter gerencial e desenvolvimentista, e recursos imagéticos da telenovela brasileira, o artefato compõe uma pedagogia empresarial que convoca todos e cada um para serem os fiscais da qualidade da educação básica, instituindo esta como a mola propulsora do desenvolvimento do país e de sua inserção no mercado global.
Referência(s)