Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processo de comunicação em grupos de aprendizagem: uma experiência multiprofissional

1998; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11691998000400012

ISSN

1518-8345

Autores

Lucimar M. M. Rigobello, Cinira Magali Fortuna, Lucrécia X. Rigobello, Maria José Bistafa Pereira, Sebastiana A. Diniz,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Este estudo relata uma experiência multiprofissional vivenciada durante a realização de um curso de capacitação pedagógica, destinado a profissionais da área da saúde, principalmente dentistas, para atuarem na formação em serviço de pessoal de nível médio. O curso foi desenvolvido em grupo, tendo por tarefa a aprendizagem da pedagogia da problematização. O trabalho foi analisado segundo o referencial teórico de Pichon-Rivière. A análise dos dados permitiu constatar a estreita relação existente entre operatividade e a explicitação dos fantasmas das relações humanas, dificuldades de aprendizagem e distúrbios na comunicação, evidenciando a interdependência entre comunicação e aprendizagem.

Referência(s)