
Processo de comunicação em grupos de aprendizagem: uma experiência multiprofissional
1998; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-11691998000400012
ISSN1518-8345
AutoresLucimar M. M. Rigobello, Cinira Magali Fortuna, Lucrécia X. Rigobello, Maria José Bistafa Pereira, Sebastiana A. Diniz,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoEste estudo relata uma experiência multiprofissional vivenciada durante a realização de um curso de capacitação pedagógica, destinado a profissionais da área da saúde, principalmente dentistas, para atuarem na formação em serviço de pessoal de nível médio. O curso foi desenvolvido em grupo, tendo por tarefa a aprendizagem da pedagogia da problematização. O trabalho foi analisado segundo o referencial teórico de Pichon-Rivière. A análise dos dados permitiu constatar a estreita relação existente entre operatividade e a explicitação dos fantasmas das relações humanas, dificuldades de aprendizagem e distúrbios na comunicação, evidenciando a interdependência entre comunicação e aprendizagem.
Referência(s)