
PROSÓDIA E PRAGMÁTICA: UM ESTUDO RETÓRICO DE PALESTRAS MOTIVACIONAIS
2010; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/dp.v6i1.267
ISSN2177-9856
AutoresRosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Maria Flávia Figueiredo,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEste trabalho investiga a funcao pragmatica dos elementos prosodicos como recurso retorico em palestras motivacionais para o segmento empresarial. O corpus eleito e a palestra “Como criar uma empresa de alta performance” (LUDWIG, 2007, 60 min). O arcabouco teorico esta baseado nas consideracoes sobre Prosodia, de Cagliari (1992) e Figueiredo (2006), e nos pressupostos sobre argumentacao postulados por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004). Como procedimento metodologico, realizamos uma pesquisa dedutivo-bibliografica com analise qualitativa dos dados coletados com o apoio do programa computacional Praat 4.6.12. Esta pesquisa possibilita um estudo de intersecao entre Prosodia, Pragmatica e a Argumentacao. A analise aqui realizada tem o intuito de investigar o papel da voz na rgumentacao ao demonstrar a forma como os elementos prosodicos podem ser utilizados para reforcar a intencao comunicativa do palestrante. Os dados coletados da palestra motivacional investigada revelam um registro de voz predominantemente marcado pela incidencia da duracao e pela mudanca de tessitura, modulacoes utilizadas para conferir carater ironico a fala do palestrante e, assim, prestar servico ao modo de argumentar da persuasao.
Referência(s)