Artigo Acesso aberto

A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 46; Issue: 32 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2013v46n32id5114

ISSN

1981-1802

Autores

Stephen J. Ball, Patrick Bailey, Paula de Pando Mena, Pablo Del Monte, Diego Santori, Chun-Ying Tseng, Helen Young, Antonio Olmedo,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países.

Referência(s)