Vantagens e Desvantagens sobre a Aprendizagem Percebidas pelos Alunos de Graduação do Ensino Presencial Mediado com o PowerPoint™: Um estudo exploratório
2016; Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE); Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15366/reice2011.9.3.005
ISSN1696-4713
AutoresLaurindo Panucci-Filho, Cléston Alexandre dos Santos, Lauro Brito de Almeida,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO presente trabalho, num primeiro plano, faz um levantamento da literatura que discute o uso do PowerPoint™ em sala de aula, e num segundo, investiga (i) a preferência dos estudantes sobre a adoção do PowerPoint™ quando comparado com alguns recursos tradicionais, tais como o quadro negro e o retroprojetor e, (ii) as vantagens e desvantagens da nova tecnologia na mediação do ensino presencial. O estudo foi realizado numa instituição privada de ensino superior, na cidade de Curitiba-PR, por meio da coleta de 134 questionários inqueridos por alunos matriculados entre o primeiro e quarto ano do Curso de Ciências Contábeis. A análise dos dados se processaram utilizando a Análise de Clusters, onde se identifiou 2 grupos distintos e o resultado das interrelações entre as variáveis investigadas foi obtido por meio do teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis. O resultado da pesquisa revela que, um dos grupos apresentou-se mais coeso na concordância do PowerPoint™ como mediador do ensino presencial, e também na concordância dos benefícios deste software como parte da metodologia de ensino em sala de aula, portanto, os dois grupos existentes de estudantes diferenciaram entre si quanto à utilização do PowerPoint™ em sala de aula e na preferência pelo quadro negro ou retroprojetorte.
Referência(s)