Artigo Revisado por pares

Voz do professor: gerenciamento de grupos

2010; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2176-2724

Autores

Léslie Piccolotto Ferreira, Thelma Mello Thomé de Souza, Fabiana Zambon, Romi Kawasaki Alcantara Barreto, Maria Christina Braz Thut Maciel,

Tópico(s)

Dysphagia Assessment and Management

Resumo

Introducao: A intervencao fonoaudiologica com professores esta presente desde os primordios da profissao, porem poucas iniciativas sao realizadas em grupo. Objetivo: Descrever a experiencia de tres programas de Saude Vocal do Professor e analisar seus aspectos positivos e negativos. Metodos: Foram selecionadas tres instituicoes da cidade de Sao Paulo com destaque quanto a proposta de programa de intervencao junto a professores. Os principios e procedimentos foram detalhados e a seguir analisados quanto a convergencias e divergencias e aspectos pertinentes quanto a atuacao em grupo. Resultados e Consideracoes Finais: Analisando os tres programas pode-se perceber que acoes de promocao de bemestar vocal, prevencao e tratamento dos disturbios de voz estao presentes de forma parcialmente focada. Oficinas e palestras sao as modalidades educativas mais presentes e os tres Programas conseguiram atender quase 20 mil professores. Dentre os resultados positivos, os responsaveis pelos Programas destacam o fato do professor se sentir mais valorizado ao participar das acoes e de haver diminuido o numero de licencas medicas por alteracoes na voz. Por outro lado, dentre os aspectos negativos, destaque e dado a dificuldade de adesao por parte do professor, embora haja propostas de solucoes para esse problema, que necessariamente devem envolver outras instâncias.

Referência(s)