ALIANÇA NOKIA E GRADIENTE: ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO DE TELEFONE CELULAR
2007; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1980-4431
AutoresMarcos Alberto Castelhano Bruno, Cibele Barsalini Martins, Émerson Antônio Maccari, Milton de Abreu Campanário,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAo longo das ultimas decadas, o processo de globalizacao e seus efeitos foram amplamente discutidos em diversos setores (socio-politico-economico). No âmbito empresarial, a internacionalizacao de mercados, dentre outros fatores, tem exigido ajustes estruturais e estrategicos das organizacoes. Assim sendo, este artigo objetiva analisar como as empresas vem se adaptando a esta nova realidade, utilizando para isso o caso da alianca estrategica entre a Nokia e a Gradiente, formada para o desenvolvimento do mercado internacional de telefone celular. Os principais resultados da alianca estudada indicam que a Nokia obteve o ingresso e conhecimento do mercado brasileiro no segmento de telefone celular, alem de reforcar sua marca e obter aumento do valor da empresa. A Gradiente por sua vez, fortaleceu sua marca, tambem aumentou o valor da empresa e ingressou em segmento de mercado ainda inedito para ela, o de telefone celular digital; alem disso, acumulou conhecimento organizacional no uso da estrategia de cooperacao para internacionalizacao de seus negocios.
Referência(s)