Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura de capas de revistas infantis

2014; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 39; Issue: 66 Linguagem: Português

10.17058/signo.v39i66.4856

ISSN

1982-2014

Autores

Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A pesquisa abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Trata-se de um desdobramento de questões evidenciadas em virtude dos processos de hibridização de linguagem. Entre as ações desta pesquisa, está a análise de revistas infantis, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na sua constituição e que mobilizam o leitor. O estudo descritivo-analítico investiga de que forma a linguagem, a cultura e a visão de infância constituem e são constituídas pelas capas das revistas Recreio, Ciência hoje das crianças e Turma da Mônica Jovem. A escolha desses periódicos deve-se a resultados de pesquisas realizadas anteriormente, as quais mostraram que essas são as revistas mais lidas por estudantes de escolas localizadas em Caxias do Sul (RS).

Referência(s)
Altmetric
PlumX