Artigo Revisado por pares

O amor por principio, a ordem por base, o progresso por fim : as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira (1870-1930)

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-7806

Autores

João Carlos da Silva,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O presente estudo tem como objeto de investigacao as propostas educacionais do Apostolado Positivista do Brasil, entre 1870 a 1930. O acervo da Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, abriga uma vasta quantidade de documentos sobre a plataforma politica de Miguel Lemos (1854-1917) e Teixeira Mendes (1855-1927), dirigentes do Apostolado Positivista. Neles estao registradas a perspectiva ortodoxa do positivismo. A metodologia adotada esta alicercada numa pesquisa historica, sedimentada em fontes primarias impressas e publicadas pela Igreja Positivista do Brasil, como boletins e folhetos. Examinando tais fontes, verificamos que reformar as instituicoes politicas foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo a educacao a tarefa de auxiliar a formacao de novos habitos, da mente e do carater, disseminando novos padroes morais e intelectuais, visando a construcao de uma unidade nacional em torno do projeto republicano. O entendimento acerca do processo de producao material das propostas educacionais da Igreja Positivista do Brasil expressava um projeto mais amplo, constituido pelo movimento economico e politico, ocorrido no final do seculo XIX, que marcou a consolidacao da burguesia como classe hegemonica. O positivismo exalta a tecnica, a ciencia, a ordem burguesa e seus mitos, entre eles a ideia de que e pela educacao que a transformacao se realizara. O processo de universalizacao da escola burguesa e de crenca nessa instituicao, nao visava emancipar a classe operaria de sua condicao social, mas mante-la sob seu dominio a partir da defesa dos principios que qualificam a nova escola, isto e, publica, universal, laica, obrigatoria, gratuita e para todos. Esse processo tomou caracteristicas peculiares em cada pais, no Brasil tambem teve sua singularidade, mas esteve articulada ao movimento de ideias e de universalizacao do capitalismo, em sua fase imperialista. As elaboracoes teoricas e acoes politicas da Igreja Positivista do Brasil, nao foi um processo isolado, mas se constituiu numa expressao do pensamento burgues. A organizacao do sistema nacional de ensino na Europa colocava-se como uma exigencia da Revolucao Industrial, sendo o apostolado, um dos porta-vozes desse processo. O AP tinha em seu poder um conjunto de propostas educacionais a serem encaminhadas a sociedade brasileira, que interviesse nos encaminhamentos e nas acoes das questoes educacionais, vinculadas ao pensamento anti-revolucionario, diante das ameacas a sociedade burguesa por parte do proletariado. O positivismo consistiu em um dos fundamentos filosoficos do ideario republicano, ao atribuir a educacao, especialmente a escola, a funcao de instrumento de acao no processo de organizacao social e politica do Brasil republicano. Ao se apresentar como pensamento inovador, no final do seculo XIX, o positivismo constituiu-se em um ideario modernizador-conservador, diante das tensoes entre as classes sociais. Abstract

Referência(s)