
Política de Assistência Estudantil:
2013; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.26512/ser_social.v14i31.13024
ISSN2178-8987
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste texto tem por objeto o conjunto de fatores contemporâneos que tornam premente a construção e implementação de uma Política de Assistência Estudantil abrangente e universal nas universidades públicas brasileiras, indo na contramão da lógica custo/benefício que hoje se impõe. Para tanto, parte da análise dos Programas de Assistência Estudantil, seus critérios e condicionalidades, informados nos sítios destas Universidades. Sustenta que a maior parte das Bolsas ditas de “Permanência” constituem-se em modalidades de trabalho pelos estudantes, e não em Programas de Assistência. Conclui que o desafio posto é o de retirar o caráter focal, residual e seletivo hoje conferido às políticas de assistência, transformando a Assistência Estudantil em um direito de todo estudante, e não um favor para alguns, em geral classificados como “carentes”.
Referência(s)