
Cinema impuro: contaminações entre cinema e vídeo a partir de um olhar sobre a série “História(s) do Cinema”, de Jean-Luc Godard
2011; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 16; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
1980-3710
AutoresGabriela Machado Ramos de Almeida,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo propoe uma apropriacao da ideia de “cinema impuro”, segundo Andre Bazin, para pensar as contaminacoes mutuas entre o cinema e o video, usando como objeto de analise a serie de ensaios filmicos produzidos para a televisao Historia(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard (1998). A luz tambem das contribuicoes de autores como Philippe Dubois e Arlindo Machado, este trabalho busca colocar em questao a forma como Godard incorpora e combina referencias das mais diversas expressoes artisticas - sobretudo a literatura, a pintura e a musica, alem do proprio cinema – na producao de um pensamento audiovisual, e como as suas colagens poeticas e narrativas se apresentam num meio de materialidade essencialmente tao fluida quanto o video.
Referência(s)