Apresentação do dossiê: Um olhar histórico sobre o rendimento escolar, o percurso dos alunos e a repetência
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 45 Linguagem: Português
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente dossie visa a propor discussao acerca da presenca, dos desempenhos e do movimento dos alunos na escola primaria. Trata-se, em grande medida, dos resultados de esforcos investigativos que vem sendo empreendidos no âmbito do grupo de pesquisa Historia da escolarizacao no Brasil: politicas e discursos especializados que, desde 2011, integra professores doutores, doutorandos e mestrandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Sao Paulo, da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de Minas Gerais. Os artigos trazem analises produzidas no âmbito da pesquisa Repetencia e evasao na escola brasileira (1889-1930), que contou com financiamento do CNPq - processo n. 472882/2011-2 - e foi desenvolvida entre 2011 e 2014. Integra o presente dossie tambem um artigo do pesquisador frances Jerome Krop, cuja tese de doutoramento, defendida na Sorbonne em 2014, aborda o processo de expansao da escola obrigatoria na Franca, entre 1870 e 1920, e algumas de suas contradicoes.A percepcao acerca das insuficiencias do alcance, em termos quantitativos e qualitativos, da escola obrigatoria, ao longo dos seculos 19 e 20, motivou-nos a pesquisar questoes em torno do fluxo dos alunos pelas series da escola primaria. Interessava-nos compreender como as dificuldades caracteristicas do percurso dos alunos na escola, tais como a reprovacao ou o abandono escolar, passaram a ser representativas da crise da educacao nacional constantemente reafirmada no discurso educacional, mesmo nos dias atuais. Pretendia-se conhecer o discurso oficial, a producao e interpretacao das estatisticas, a definicao das politicas educacionais que instituiram e consolidaram um modelo escolar e sua relacao com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessava, ainda, apreender os debates sobre o rendimento do ensino e o fracasso escolar, em especial a partir do exame da imprensa periodica educacional e dos manuais de psicologia.Partia-se da hipotese de que a repetencia surgiu com a difusao da escola seriada e o acesso a instrucao por segmentos cada vez mais amplos da populacao. O olhar detido sobre o tema permitiu que percebessemos que os processos de exclusao escolar acompanham a historia desta instituicao mesmo antes da implantacao da escola seriada mas, efetivamente, e no estabelecimento do ritmo anual seriado que o fenomeno adquire uma feicao quantificavel. Tambem e notavel que ate os anos 1930 se configura a compreensao de que todos devem chegar a escola e nela permanecer por certo tempo, de modo que o abandono dos estudos perde em parte, pouco a pouco, a feicao de seletividade natural que tinha ate entao.A pesquisa optou por assumir como fonte principal a escrita produzida por orgaos de governo, bem como a escrituracao burocratica oriunda da pratica docente, buscando apreender as representacoes - compreendidas como praticas, culturais e politicas - caracteristicas desse meio e periodo. Nesse sentido, o que se pretendeu foi ver como esses discursos se organizam, como dialogam entre si, como sao dados a ler, colaborando na construcao e legitimacao de uma determinada interpretacao sobre as questoes propostas. Outra fonte fundamental foram os periodicos especializados e manuais destinados a formacao docente, que permitiram apreender o embate em torno das representacoes acerca do tema de interesse.A abordagem no exame desses documentos, contudo, difere de acordo com o que cada pesquisador envolvido no projeto privilegiou focalizar. De modo geral, a analise dos discursos educacionais e especializados e assumida como elemento central, sendo os discursos compreendidos como praticas. Considera-se, assim, que as diversas producoes discursivas sao representativas de segmentos da sociedade que, em disputa com outros, buscam exercer poder e fazer prevalecer algumas de suas concepcoes. Interessou, portanto, esquadrinhar esse movimento de luta simbolica que apresenta nos discursos investigados instigantes evidencias do que estava em debate no periodo.Os resultados obtidos ate o momento, e que estao presentes nos artigos que compoem este dossie, parecem reafirmar a pertinencia do estudo da tematica e a necessidade na continuidade da investigacao. Os textos a seguir permitem, desde ja, a apreciacao de aspectos relevantes acerca dessas questoes.Em O tempo, a idade e a permanencia na escola: um estudo a partir dos livros de matricula (Rio Grande do Sul, 1895-1919), Natalia de Lacerda Gil e Joseane El Hawat analisam livros de matricula a fim de compreender as idades predominantes dos individuos que frequentavam a escola e por quanto tempo, em media, eles permaneciam na instituicao. Essa investigacao evidencia que os alunos ficavam pouco tempo numa mesma escola e permite avancar na hipotese de que a duracao do periodo de escolarizacao estava pautada muito mais por aspectos da vida familiar do que pelas razoes propriamente escolares.O artigo Meritocracia e os usos da repetencia na escola primaria publica francesa de 1850 ao inicio do seculo 20, de Jerome Krop, permite vislumbrar o carater excludente da reprovacao dos alunos em inicio da escolarizacao, resultando na acentuacao das desigualdades educacionais, apesar dos esforcos de modernizacao pedagogica empreendidos pelos republicanos franceses num importante periodo de expansao da escola primaria naquele pais. Em seguida, propomos acompanhar semelhante questao para o caso do Distrito Federal.Sobre as estatisticas educacionais oficiais, nesse caso em Minas Gerais, que Sandra Maria Caldeira-Machado e Fernanda Cristina Campos da Rocha abordam no artigo A invisibilidade dos problemas de percurso dos alunos: dos registros escolares a fabricacao das estatisticas educacionais oficiais (Minas Gerais, 1907-1917). As autoras enfatizam o fato de que, na passagem dos registros produzidos nas escolas para a contabilizacao assumida pelas estatisticas oficiais, nem todos os dados sao preservados, evidenciando exclusoes e agrupamentos que incidem sobre as maneiras de compreender as questoes descritas quantitativamente e, por consequencia, potencialmente sobre as maneiras de agir em face dos problemas.Em A repetencia e os servicos escolares da capital federal nos anos 1930, Andre Paulilo investiga os modos de quantificar o rendimento dos alunos utilizados pela gestao publica do Distrito Federal, entre 1931 e 1935, e o debate acerca das estrategias para conter a evasao e a repetencia que esses numeros fazem ver como problema crescente. Neste sentido, o autor enfatiza a importância da investigacao da producao das estatisticas educacionais no delineamento de questoes assumidas como problemas a serem enfrentados pela gestao publica.Por fim, Ana Laura Godinho Lima e Luciana Maria Viviani, no artigo Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educacao, analisam os discursos da pedagogia e da psicologia que versam sobre a questao do rendimento escolar. As autoras apontam para os modos pelos quais os estudos cientificos sao erigidos e apropriados como forma de enfrentamento dos problemas referentes as dificuldades de aprendizagem dos escolares.Esperamos que voces apreciem a leitura!
Referência(s)