Artigo Acesso aberto Revisado por pares

AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA FRANCISCA LEONÍSIA: CRENÇAS VELADAS NO CURRÍCULO DA EJA NO MST

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2014v6n11p104

ISSN

2175-6600

Autores

Divoene Pereira Cruz, Rosa Aparecida Pinheiro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo aborda as crenças veladas na análise do Currículo em relação às práticas pedagógicas na EJA e nas concepções dos professores da Escola Municipal Francisca Leonísia, localizada no Assentamento de Reforma Agrária Serra Nova, município de Florânia/RN. Para esse estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual usamos a análise documental, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas como procedimentos metodológicos ao abordarmos as crenças como práticas culturais. A partir da reflexão acerca da religiosidade e da fé enquanto crenças veladas, presentes nos referenciais curriculares da EJA e nas vozes dos professores assentados buscamos compreender a rede de significados que compõem esse espaço educativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX