
Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 42; Linguagem: Português
10.20396/cel.v42i0.8637140
ISSN2447-0686
AutoresCláudia Thereza Guimarães de Lemos,
Tópico(s)Spanish Linguistics and Language Studies
ResumoRespondo ao convite de Eni Orlandi para dizer da Psicolingüística ou de seu lugar na “História das Idéias Lingüísticas, particularmente no Brasil”, neste volume por ela organizado, com o texto que se segue e, a começar, pelo titulo que o anuncia. Nele o que se lê não é nem Psicolingüística nem Aquisição de Linguagem, mas “fala da criança”. Nele o que se lê, ao invés de “desenvolvimento lingüístico”, é “vicissitudes”, termo que significa o que é próprio da “vez” (do latim, vicis), do que, no tempo, toma seu lugar, nele sucedendo seja sob a forma de revezamentos seja sob a dos reveses, referidos aqui tanto às mudanças que a fala da criança pode mostrar quanto às mudanças de posição do investigador ao discerni-las.
Referência(s)