Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas?

2011; Essentia Editora; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/1809-2667.20110002

ISSN

1809-2667

Autores

Antônia de Abreu Sousa, Tássia Pinheiro de Sousa, Mayra Pontes de Queiroz, Érika Sales Lôbo da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A análise da evasão escolar de alunos que cursam o Ensino Médio regular da rede pública, no município de Maracanaú – Ceará – Brasil, precisamente, na Escola Estadual, aqui denominada A.B.C., constitui-se um estudo de caso. Procurou-se identificar o que leva os alunos a abandonar as salas de aula e buscou-se identificar o motivo que os conduz a não prosseguir quando retornam à vida escolar. Para a coleta dos dados, foram entrevistados o diretor, os professores e os alunos. Esta pesquisa teve início em abril de 2009, como requisito da prática na disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus de Maracanaú. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos que tratam dos fatores internos e externos à escola com base nos estudos críticos feitos no início dos anos 1970 e na pesquisa do economista-chefe da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Néri (2009), matérias de jornais e da revista Época sobre a educação no Brasil, dentre outros que serão mencionados ao longo desta pesquisa. Os resultados comprovam que direção, docentes e discentes apontam como causas para a evasão escolar: falta de incentivo da família e da escola; necessidade de trabalhar; excesso de conteúdos escolares e amizades erradas.

Referência(s)