
Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos
2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rfe.v2i2.8635490
ISSN1984-9605
AutoresCeli Nelza Zülke Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.
Referência(s)