Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rfe.v2i2.8635490

ISSN

1984-9605

Autores

Celi Nelza Zülke Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.

Referência(s)