Influência do país construtor no preço internacional de navios

2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.1590/jv5n1p1

ISSN

2238-1031

Autores

Floriano Carlos Martins Pires, William M. Cipriano, Luiz Felipe Assis,

Tópico(s)

Economic Zones and Regional Development

Resumo

Resumo O processo de formacao de precos de navios de segunda mao no mercado internacional e extremamente complexo. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a hipotese de que o pais de construcao esta entre as variaveis relevantes. Foram considerados navios petroleiros, graneleiros e porta-conteineres, com idade ate 20 anos, vendidos nos anos de 2003, 2004 e 2005. A analise econometrica indicou, para o caso de graneleiros, evidencia estatistica robusta de que navios construidos no Japao apresentam valor esperado do preco de segunda mao, ceteris paribus, maior do que os construidos nos demais paises. Para as demais classes analisadas, problemas de tendenciosidade nas amostras impedem uma analise conclusiva. Abstract The pricing process in the international market of second-hand ships is extremely complex. This paper aims at analysing the hypothesis that the builder country is one of the significant explanatory variables. The sample analysed was composed of tankers, bulk carriers and full-containerships with less than 20 years, sold between 2003 and 2005. The econometric analysis has pointed out robust statistical evidence that bulk carriers built in Japan tend to have higher expected value of second-hand price, ceteris paribus. In the cases of the other classes of ships, sample bias due to different reasons precluded any conclusive analysis.

Referência(s)
Altmetric
PlumX