Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMACÃO

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172012140311

ISSN

1983-2117

Autores

Rafael João Ribeiro, Sani de Carvalho Rutz da Silva, André Koscianski,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio.

Referência(s)