A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E PERSPECTIVA DO DISCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT – CAMPUS DE SINOP/MT
2013; Mato Grosso do Sul; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.30681/1235
ISSN1983-8018
AutoresMayara Tonett Galiassi Scheid Weirich,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO presente artigo visa apontar a obrigatoriedade do ensino de Libras – Lingua Brasileira de Sinais nas instituicoes publicas de ensino superior como forma de inclusao social, alem de realizar um estudo de caso quanto a perspectiva do discente e sua importância. Pretende-se demonstrar atraves do plano normativo-juridico, ou seja, analisando o conjunto de leis inerentes ao tema, a obrigatoriedade do ensino de Libras nas instituicoes de ensino superior, a fim de possibilitar a capacitacao dos diversos profissionais a atuarem como agentes da inclusao em suas profissoes. Objetiva-se tambem avaliar a aplicacao das leis que tornam obrigatorio o ensino da lingua de sinais no ensino superior e, se tais previsoes legais se mostram suficientes a inclusao da pessoa surda. Nessa linha, realizou-se um estudo de caso com os academicos do curso de enfermagem da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Sinop/MT, em forma de questionario objetivo, contendo indagacoes para avaliar a perspectiva do discente quanto a obrigatoriedade do ensino, quanto a visao academica de Libras como fator de inclusao social, quanto a qualidade do aprendizado e seu aproveitamento na profissao escolhida e quanto a importância do ensino e aprendizagem desta lingua oriunda das comunidades surdas e sua relacao direta com o fenomeno da inclusao social.
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