Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CARAMUJO AFRICANO EM CONTEXTO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTUDO DA HELMINTOFAUNA ASSOCIADA AO CARAMUJO EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172012140317

ISSN

1983-2117

Autores

Zilene Moreira Pereira, Silvana Carvalho Thiengo, Simone Monteiro,

Tópico(s)

Mollusks and Parasites Studies

Resumo

O trabalho investiga as percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a espécie Achatinafulica (caramujo africano) e os riscos que esse molusco oferece para a população no município de Barra do Piraí (RJ). A pesquisa envolveu a aplicação de questionários, grupos focais e observações de campo, além do estudo parasitológico de exemplares do molusco na localidade. Foi identificada a presença de caramujos infectados com nematódeos de interesse médico-veterinário e evidenciado que os alunos têm uma percepção negativa em relação ao caramujo, havendo predomínio de divergências entre suas percepções e o conhecimento científico. Com base nas contribuições do estudo das percepções e da Teoria da Aprendizagem Significativa, são propostas orientações para o planejamento de estratégias de ensino em contexto escolar.

Referência(s)