A História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula
1993; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-25551993000200006
ISSN1806-9274
AutoresAnna María Pessoa de Carvalho, Elsa Garrido, Carlos Eduardo Laburú, Manoel Oriosvaldo de Moura, Marli Silva Santos, Dirceu da Silva, Maria L. V. S. Abid, Ruth Schmitz de Castro, Ruth Ribas Itacarambi, Maria Elisa Resende Gonçalves,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Grupo de Pesquisa em didatica de Ciencias e Matematica da Faculdade de Educacao da Universidade de Sao Paulo e um grupo interdisciplinar, constituido por professores de primeiro, segundo e terceiro graus, que trabalham com o ensino de fisica, quimica, matematica, biologia e formacao de professores. Inicialmente o grupo teve como proposta estudar como as criancas e adolescentes constroem os conceitos de ciencias (psicogenese dos conceitos) tendo por hipotese que esse conhecimento seria uma variavel importante na construcao do ensino desenvolvido na escola de primeiro e segundo graus ( Coll, 1985, 1990). Varios trabalhos foram feitos nessa linha de investigacao. Procuramos conhecer a evolucao dos conceitos de aceleracao, quantidade de movimento, velocidade angular, transformacao de materia, centro de massa, campo de forca, semelhanca de figuras geometricas e o conceito de decomposicao da materia.
Referência(s)