Artigo Revisado por pares

Flagrantes delitos e retratos

2004; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Inglês

ISSN

1982-2553

Autores

Éric Landowski,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Ao lado de beldades em poses estudadas, figuras caracteri­sticas da retorica publicitaria, aparece na imprensa outro regime de encenacao do corpo: imagens articuladas ao conteudo da informacao, cenas ao vivo e retratos de personalidades poli­ticas. O que constitui a unidade do “discurso publico” mais abrangente que, conforme a hipotese central desse estudo, englobaria ambos os regimes iconograficos apesar de tudo o que os opoe a primeira vista? Para empreender essa indagacao, destacam-se aqui quatro dimensoes especi­ficas do retrato (mimetica, hermeneutica, cosmetica e estetica) e analisam- se suas relacoes no plano da fotografia poli­tica de imprensa como componente da estrategia discursiva midiatica global. Palavras-chave retrato, comunicacao poli­tica, imprensa, publicidade, imagem, iconografia, fotografia, corpo, semiotica Abstract From one page (or even from one column) to another in the same issue, most newspapers display very different modes of featuring the physical appearance of the persons. Alongside advertisements, in which images of anonymous bodies seized in provocative attitudes are offered to our contemplation, information pages show us images of recognizable personalities involved in day-to-day affairs and portraits of political actors. How to understand the coexistence of these iconographic regimes, apparently so strongly opposed? In order to propose an interpretation, this study distinguishes four principal dimensions of the portrait (mimetic, hermeneutic, cosmetic and esthetic) and analyses how they combine in political photographs considered as one of the elements of global mediatic strategies. Key words portrait, political communication, press, advertisement, image, iconography, photography, body, semiotics

Referência(s)