
ATIVIDADES ESTRUTURADAS NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresMaurício Lima Poderoso Neto, Leonardo Yung dos Santos Maciel, Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho, Andréa Costa de Oliveira, Carla Macela Gomes Ferreira Dos Santos, Jader Pereira de Farias Neto, Heloísa Suzane de Sá Matos, Michel Santana Santos,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoINTRODUCAO: A formacao de profissionais fisioterapeuta requer um ensino de qualidade, que lhe confira competencia na realizacao de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, as atividades estruturadas constituem uma forma impar na abordagem e construcao de espaco para o exercicio de praticas ludicas, motivantes alem da reflexiva e critica unindo teoria a pratica em um processo de auto-aprendizagem. As atividades Estruturadas, embasadas no Art. 2o, item II da Resolucao CNE/CES no 3, de 2 de julho de 2007, implicam a construcao de conhecimento, com autonomia, a partir do trabalho discente. Os paradigmas da complexidade Morin (2001) propoem um ensino fundamentado em multiplas visoes proporcionando aos alunos aprendizagens que desenvolvam a visao critica, criativa e transformadora que sao atendidos pelas atividades estruturadas. A fisioterapia atua na reabilitacao do idoso priorizando a manutencao ou restauracao da sua capacidade funcional, bem como a acompanhamento dessa condicao. Diante das alteracoes funcionais e anatomicas observadas, elaboramos uma atividade realizada em grupo, a fim de promover movimento e lazer. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Foi elaborada uma programacao envolvendo os internos do Asilo Rio Branco na cidade de Aracaju-Se, com o objetivo de proporcionar momentos de descontracao associada a pratica de atividades fisioterapicas utilizando como tema principal as Olimpiadas que serao realizadas no Brasil em 2016. Foram subdivididos quatro grupos por esportes, a exemplo do basquete, boliche, futebol e tiro ao alvo, todos adaptados as condicoes dos idosos. Para a execucao da proposta, os internos do asilo foram ao salao central. Inicialmente, foram realizados alongamentos com bola de assopro, sendo separados posteriormente em 4 grupos, onde cada um realizou atividades diferentes, acompanhados dos estagiarios de fisioterapia que ficaram responsaveis em auxilia-los. Foram desenvolvidas 4 atividades.Na atividade de chute ao gol, os idosos foram organizados lado a lado tendo cada idoso 5 tentativas. Ja no boliche, posicionamos 7 idosos em semicirculos, tendo cada idoso 5 chances de acertar o maior numero de garrafas.Para o basquete, posicionamos 8 idosos em volta do cesto da cesta, com cada competidor tendo 5 chances. No tiro ao alvo, foram alocados 7 idosos em frente ao biombo que simulava o alvo, com cada idoso tendo 5 chances de acertar a bola de assopro. Ao final, todos os idosos receberam um brindes personalizado e medalhas de ouro, pois de fato o comprometimento e a vontade de ganhar fizeram de todos verdadeiros campeoes. IMPACTOS: Dos resultados obtidos percebemos que as Atividades estruturadas possibilitaram que as atividades de estagio sejam pautadas em conhecimentos previamente discutidos e socializados, as preceptoras comecaram a ter maior facilidade em acompanhar os discentes e relataram que os mesmos atuam com uma postura etica mais adequada. Os discentes afirmam que estas atividades sao primordiais e extremamente validas para a consolidacao dos conhecimentos necessarios para um bom desempenho e, consequentemente, para sua formacao profissional. CONSIDERACOES FINAIS: Constatamos que as atividades estruturadas possibilitam a construcao do agir, saber e fazer da fisioterapia que devem ser trabalhados continuamente.
Referência(s)