Pedagogia Crítica como Práxis Organizacional: Desafiando o Fim da Sociedade Civil em um Tempo de Guerra Permanente
2012; Faculdade de Educação; Issue: 22 Linguagem: Português
10.15210/caduc.v0i22.1479
ISSN2178-079X
AutoresPeter McLaren, Nathalia E. Jaramillo,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO artigo analisa a atual crise da esquerda norte-americana e a perspectiva de luta por parte dos movimentos sociais para defender a esfera publica contra as praticas neo-liberais e imperialistas do capitalismo globalizado, que busca a consolidacao de um dominio politico unipolar e a conquista de novos mercados. Nesta perspectiva, enfoca a invasao do Iraque como uma estrategia para “liberar” esse pais para o investimento corporativo e controle por parte dos americanos, revelando uma simbiose entre capitalismo e imperialismo, disfarcada de democracia. Tal tendencia vem tomando corpo nos ultimos dois seculos, por meio das invasoes de Cuba, Nicaragua, Guatemala, El Salvador, Haiti, Colombia, Granada e Panama, que representam um assalto a forcas que estao tentando construir uma sociedade mais justa e igualitaria: as classes trabalhadoras dos paises subdesenvolvidos. O trabalho tem a intencao de iniciar um dialogo com os educadores progressistas, que vem sendo silenciados e domesticados pelas organizacoes conservadoras, desafiando-os a revitalizar suas raizes politicas e seu papel na esquerda da sociedade civil. Palavras-chave : educacao progressista, imperialismo norte-americano, guerra do Iraque Critical Pedagogy as Organizational Praxis: Challenging the Demise of Civil Society in a Time of Permanent War Abstract The paper analyses the current crisis of North-American left and the fighting perspective, on the part of social movements, to defend the public sphere against the neo-liberals and the imperialists from globalized capitalism which aims at the consolidation of an unipolar public domain and the conquering of new markets. In such perspective, it focus on the invasion of Iraq as a strategy to “liberate” this country for corporate investment and control on the part of Americans, revealing a symbiotic process between capitalism and imperialism, disguised as democracy. Such a tendency has become salient during the last two centuries, through the invasions of Cuba, Nicaragua, Guatemala, El Salvador, Haiti, Colombia, Grenada and Panama, which represents an attack on the forces that are trying to build a fairer and more egalitarian society: the working classes of the under-developed countries. The paper has the intention to start a dialogue with progressive educators, who have been silenced and domesticated by the conservative organizations, challenging them to revitalize their political roots and their role in the left side of the civil society. Key-words : progressive education, North-American imperialism, Iraq war Traducao de Magda Floriana Damiani Dedicado a Rachel Corrie
Referência(s)