Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.53511

ISSN

1679-1916

Autores

Katielen Bissolotti, Hamilton Nogueira, Alice Theresinha Cybis Pereira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A educação a distância (EaD) historicamente tem se apropriado de novas mídias etecnologias. Com a utilização de mídias sociais e games por estudantes de diversas faixas etárias essas tecnologias demonstram potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem, especialmente no caso da EaD, que atualmente acontece principalmente no meio online. É abordada nesse artigo a relação entre a educação a distância, a mídia e a tecnologia, refletindo sobre as oportunidades que as mídias sociais e a gamificação podem oferecer para potencializar os processos de ensino aprendizagem e engajar os alunos através do uso desses novos recursos tecnológicos. Baseando-se nas teorias de aprendizagem sócio-construtivismo e cognição situada, são apresentadas possibilidades de utilização das mídias sociais e de processos gamificados em ambientes virtuais de aprendizagem para a EaD.

Referência(s)
Altmetric
PlumX