Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172007090110

ISSN

1983-2117

Autores

Wilmo Ernesto Francisco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo: O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos.

Referência(s)