Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sistema de Pesagem em Movimento – WIM: Instalação e Calibração em Pista Experimental para Monitoramento e Classificação do Espectro de Cargas Rodantes da BR-290/RS - Freeway

2014; Faculdade Meridional (IMED); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18256/2358-6508/rec-imed.v1n1p29-41

ISSN

2358-6508

Autores

Lélio Antônio Teixeira Brito, Andressa Böck, Jorge Augusto Pereira Ceratti, Washington Peres Núñez,

Tópico(s)

Asphalt Pavement Performance Evaluation

Resumo

O trafego de veiculos representa um dos importantes papeis no dimensionamento de pavimentos bem como no desempenho da sua vida util. Metodos empiricos, como o atualmente vigente no Brasil, especificado pelo IPR-719 do DNIT consideram o trafego de projeto a partir de um “eixo padrao rodoviario”, no qual as configuracoes e magnitudes de cargas de eixo sao convertidas em um numero equivalente de solicitacoes de carga padrao – hoje um eixo simples de rodas duplas (ESRD) com 80kN, atraves de fatores de equivalencia de carga. Metodos de dimensionamento mais atuais, como AASHTO 2002, caracterizam o trafego atraves de espectros de carga por eixo; para isto e necessario que sejam determinados os varios tipos de carregamentos e suas magnitudes para caracterizacao do trafego rodante. O uso de sistema de pesagem em movimento, conhecidos como “Weigh-in-motion”, sao equipamentos que permitem a determinacao do peso dos eixos rodantes em vias em servico a velocidade operacional da via; estes equipamentos associados a classificadores de trafego, permitem a completa classificacao do espectro de cargas nas rodovias. Este estudo investigou a sensibilidade de um sistema de pesagem em movimento atraves de sua implantacao em uma pista experimental atraves do Simulador de Trafego DAER/UFRGS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para avaliar a acuracia deste sistema e suas limitacoes com vistas a implantacao posterior em uma via em servico na BR-290/RS. Com os resultados obtidos foi possivel estabelecer um protocolo de instalacao e coleta de dados para futura instalacao em campo e verificar a sensibilidade dos sistemas em condicoes caracteristicas do estado. Os resultados mostraram uma variacao de ate 57% nas leituras de carga para variacao uma variacao de 17°C na temperatura do pavimento e tambem sensibilidade da carga em funcao do posicionamento do rodado na secao transversal do pavimento.

Referência(s)