
Sistema de Pesagem em Movimento – WIM: Instalação e Calibração em Pista Experimental para Monitoramento e Classificação do Espectro de Cargas Rodantes da BR-290/RS - Freeway
2014; Faculdade Meridional (IMED); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18256/2358-6508/rec-imed.v1n1p29-41
ISSN2358-6508
AutoresLélio Antônio Teixeira Brito, Andressa Böck, Jorge Augusto Pereira Ceratti, Washington Peres Núñez,
Tópico(s)Asphalt Pavement Performance Evaluation
ResumoO trafego de veiculos representa um dos importantes papeis no dimensionamento de pavimentos bem como no desempenho da sua vida util. Metodos empiricos, como o atualmente vigente no Brasil, especificado pelo IPR-719 do DNIT consideram o trafego de projeto a partir de um “eixo padrao rodoviario”, no qual as configuracoes e magnitudes de cargas de eixo sao convertidas em um numero equivalente de solicitacoes de carga padrao – hoje um eixo simples de rodas duplas (ESRD) com 80kN, atraves de fatores de equivalencia de carga. Metodos de dimensionamento mais atuais, como AASHTO 2002, caracterizam o trafego atraves de espectros de carga por eixo; para isto e necessario que sejam determinados os varios tipos de carregamentos e suas magnitudes para caracterizacao do trafego rodante. O uso de sistema de pesagem em movimento, conhecidos como “Weigh-in-motion”, sao equipamentos que permitem a determinacao do peso dos eixos rodantes em vias em servico a velocidade operacional da via; estes equipamentos associados a classificadores de trafego, permitem a completa classificacao do espectro de cargas nas rodovias. Este estudo investigou a sensibilidade de um sistema de pesagem em movimento atraves de sua implantacao em uma pista experimental atraves do Simulador de Trafego DAER/UFRGS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para avaliar a acuracia deste sistema e suas limitacoes com vistas a implantacao posterior em uma via em servico na BR-290/RS. Com os resultados obtidos foi possivel estabelecer um protocolo de instalacao e coleta de dados para futura instalacao em campo e verificar a sensibilidade dos sistemas em condicoes caracteristicas do estado. Os resultados mostraram uma variacao de ate 57% nas leituras de carga para variacao uma variacao de 17°C na temperatura do pavimento e tambem sensibilidade da carga em funcao do posicionamento do rodado na secao transversal do pavimento.
Referência(s)