
Radiodifusão na Era Vargas
2005; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 10; Issue: 18 Linguagem: Português
ISSN
1982-4718
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoApenas neste inicio de seculo XXI, o numero de aparelhos de radio no Brasil foi suplantado pelo de televisores, evidenciando a importância deste meio de comunicacao na historia brasileira, pois, foi a partir dele, que a politica, legislacao e programacao dos atuais meios de comunicacao, sobretudo a TV, nasceram e foram moldados. A historia da radiodifusao no Brasil, de sua insercao nos anos 1920 a perda de hegemonia a partir da decada de cinquenta, coincide com a historia politica de Getulio Vargas, de sua ascensao ao cenario politico nacional no final da decada de vinte a sua morte em 1954. Assim, compreender os aspectos politicos, economicos, publicitarios e culturais da televisao, jornais, revistas e do proprio radio, implica analisar a trajetoria do controle da radiodifusao na Era Vargas. Tempos de Vargas se propoe a analisar “o pensamento e o comportamento de Getulio Vargas na implantacao e consolidacao da radiodifusao no Brasil” e aborda temas como: a insercao do radio no pais, sua utilidade e audiencia; a Era Vargas, a regulamentacao e censura a imprensa; legislacao, funcionamento e gerenciamento da radiodifusao. De autoria de um grupo interdisciplinar, liderado por Othon Jambeiro (Amanda Mota, Clarissa Amaral, Suzy dos Santos, Sandro Ferreira, Cassiano Simoes, Fabiano Brito, Andrea Ribeiro e Eliane Costa), o livro configura-se numa analise que associa aspectos historicos, juridicos e tecnicos do radio no Brasil e esta organizado em cinco capitulos. O Capitulo I apresenta uma contextualizacao historica dos antecedentes e da introducao da radiodifusao brasileira, estabelecendo relacoes com a ascensao do nazifacismo na Europa, o crescimento economico-industrial nos Estados Unidos e o surgimento da oposicao entre capitalismo e socialismo. Por meio de uma cronologia progressiva, “Nasce a Radiodifusao no Brasil” pontua eventos que marcaram o surgimento de uma cultura de massa no pais e seus desdobramentos no radio: gravacao do primeiro samba em 1917, edicao das primeiras revistas em 1921, criacao dos estudios cinematograficos Cinedia em 1929, uso de marchinhas na campanha eleito-
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