
OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE VENDAS
2013; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-3534
AutoresAneirson Francisco da Silva, Maria de Fátima Ferreira da Silva, Fernando Augusto Silva Marins,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoAs micros, pequenas e medias empresas sao importantes no cenario macroeconomico do Brasil. Desta forma, e interessante a adocao de metodos cientificos no auxilio a solucao de seus problemas visando ao seu fortalecimento. A Otimizacao Estocastica com Multiplos Objetivos (OEMO) e a Simulacao de Monte Carlo (SMC) sao ferramentas robustas para auxiliar na tomada de decisoes gerenciais. Neste trabalho a OEMO e a SMC sao utilizadas para desenvolver estrategias e politicas de vendas para uma empresa do mercado varejista de vestuario. Uma aplicacao real gerou resultados interessantes, uma vez que possibilitou indicar politicas otimas de vendas para varios cenarios, e melhorando a competitividade e lucratividade da empresa. Palavras-chave: Tomada de Decisoes Gerenciais, Simulacao de Monte Carlo, Otimizacao Estocastica Multiobjetivo, Micro, Media e Pequena Empresas.
Referência(s)