
A ESCOLA FRENTE AO FENÔMENO DOS JOGOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS MORAIS E ÉTICOS
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14512
ISSN1679-1916
Autores Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoEste artigo tem como objetivo problematizar os jogos eletrônicos e suas relações entre os aspectos morais e éticos de nossa sociedade, procurando identificar as ressonâncias que esse mundo virtual tem sobre a vida real. Para tanto, são apresentadas as concepções sobre os jogos eletrônicos, a moral e a ética. Além disso, pontuamos algumas pesquisas já desenvolvidas e abordamos o papel da escola. Partimos do entendimento que o mundo virtual dos games contribui para criar um imaginário ficcional abrangente, que oferece outra forma para entender o real e agir sobre ele. Por fim, a escola precisa se apropriar do universo dos jogos eletrônicos para criar espaços de discussão e problematização, reforçando a diferenciação entre o mundo virtual e o real, contribuindo para que os jogos consolidem-se como um espaço de aprendizagem, ficção e fantasia.
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