
O (EN)CANTO E O SILÊNCIO DAS SEREIAS: SOBRE O (NÃO)LUGAR DA CRIANÇA NA (CIBER)CULTURA
2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.12957/childphilo.2013.20660
ISSN2525-5061
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste texto, de carater ensaistico, tem por objetivo colocar em debate as relacoes entre infância e cultura contemporânea, mais especificamente, sobre o lugar social que as criancas ocupam na cibercultura, lugar esse vem se mostrando um tanto paradoxal: por vezes se atribui as criancas uma quase inata expertise; por outras, as supomos frageis e desprotegidas. Trata-se de um esforco de aproximacao e de delimitacao de um objeto de estudo em permanente devir cujas transformacoes psiquicas, sociais e culturais envolvidas afetam tambem os modos de pesquisar e de produzir conhecimento. Isto exige, pois, uma construcao teorica e metodologica em constante e vertiginoso processo que, mais do que poder contar com o conhecimento historicamente acumulado, parece manter-se mergulhada na interseccao de nossas incertezas. O caminho proposto para a formulacao das indagacoes que aqui queremos compartilhar com o leitor passa inicialmente por um levantamento da producao discursiva sobre a relacao das criancas com a internet que circula no cotidiano e nas pesquisas de carater academico e oficial. Num segundo momento buscamos a producao discursiva do mercado para observar como a producao de sites dirigidos para criancas dialoga com prerrogativas do saber dito especializado. Por fim, apresentamos uma perspectiva filosofica de analise desses discursos amparada metaforicamente na narrativa homerica e na releitura que Franz Kafka faz da passagem de Ulisses pela ilha das sereias. Com esse caminho buscamos analisar tendencias que emergem na producao de conhecimento sobre infância e cibercultura e, junto disto, pensar sobre os desafios eticos e metodologicos que a tematica em tela impoe para os pesquisadores da infância.
Referência(s)