
A interação homem-máquina nas aeronaves tecnologicamente avançadas: a transformação de um paradigma
2015; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/2179-703x.2014.2.17084
ISSN2179-703X
AutoresClélia de Freitas Capanema, Rejane de Souza Fontes, Mario Henrique Dorileo de Freitas Rondon,
Tópico(s)Air Traffic Management and Optimization
ResumoO artigo se propõe, com base em uma revisão bibliográfica, a apresentar uma discussão sobre a transformação dos processos de gerenciamento de aeronaves, caracterizados pela crescente automação da aviação, refletindo sobre a interação homem-máquina em aeronaves tecnologicamente avançadas (TAA). Baseado nos estudos desenvolvidos por Billings (1997), Hollnagel e Woods (2005), Henriqson, Carim e Gamermann (2011) e outros, o artigo procura definir o termo “automação” no campo da aviação como “uma nova forma de se fazer voar”. Esta mudança, do “paradigma analógico” para um “paradigma digital”, modifica o modus operandi da aviação e requer novas formas de conhecimento. Neste sentido, é necessária uma nova interpretação da relação homem-máquina como sendo um sistema cognitivo e como tal, demandando novas dinâmicas de formação como aquelas baseadas em competências.************************************************************************************************************************************************************************************************************Man-machine interaction in technologically advanced aircraft: transformation of a paradigm The article, based on a literature review, presents a discussion of the transformation of aircraft management processes, characterized by the increasing automation of aviation, and reflecting on the man-machine interaction in technologically advanced aircraft (TAA). Based on studies conducted by Billings (1997), Hollnagel and Woods (2005), Henriqson, Carim and Gamermann (2011), and others, the article seeks to define the term “automation” in the aviation field as “a new way of doing flying”. This change, the “analog paradigm” to a “digital paradigm”, alters the modus operandi of aviation and requires new forms of knowledge. In this sense, a new interpretation of the man-machine interface is required as a cognitive system and as such, demands new dynamic training, such as those based on competencies.
Referência(s)