
Da fenomenologia à ética como filosofia primeira: notas sobre a noção de alteridade no pensamento de E. Lévinas
2008; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1808-4281
Autores Tópico(s)Memory, Trauma, and Testimony
ResumoEste texto enfoca as relacoes entre etica e alteridade a partir da obra do filosofo lituano, radicado na Franca, Emmanuel Levinas. Destaca-se a relevância de sua concepcao de etica e de alteridade para os estudos psicologicos da constituicao subjetiva e das relacoes intersubjetivas. Para Levinas, o outro concreto e singular precede o sujeito (ainda em constituicao) e o traumatiza. A relacao intersubjetiva para Levinas implica, necessariamente, um certo deslocamento, uma certa cisao ou modificacao na experiencia subjetiva. E a partir dessas posicoes que emerge uma concepcao particular de etica, compreendida como o permanente reconhecimento do outro, que nos antecede e faz com que sejamos alguem. Assim, eticamente nao ha subjetividade sem que haja antes uma alteridade radical que a possibilite.
Referência(s)