O "SCOUTING FOR BOYS" ABRE PARA MULHERES: A IMPLANTAÇÃO DA CO-EDUCAÇÃO NO ESCOTISMO BRASILEIRO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/che-v12n2-2013-3
ISSN1982-7806
AutoresAldenise Cordeiro Santos, Dinamara García Feldens,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO presente artigo trata da presença da mulher no movimento escoteiro, que foi criado em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941), destinado a jovens meninos ingleses. A partir do processo de co-educação (1979-1985), ocorreu no escotismo brasileiro a abertura de tropas mistas, em que escoteiros e escoteiras passaram a participar mutuamente de suas atividades. Este texto tem por objetivo pensar a inserção e presença da mulher no movimento escoteiro, esta pesquisa é composta da análise de documentos que tratam da co-educação no escotismo e de bibliografias referentes à mulher e à educação. Entendendo ser necessário compreender quais questões influenciaram a implantação da co-educação nos grupos de escoteiros, tendo em vista que os elementos que coadunam nas questões de gênero também incidem em tropas escoteiras mistas. Outrossim, tendo em consideração que o escotismo é um território educacional, em que se desvelam movimentos de ensinar e aprender.
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