Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A Publicidade e Propaganda Como Ferramenta de E-Marketing de Pequenas Empresas de Jandaia do Sul - PR

2005; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17765/1516-2664.2009v14n1p83-124

ISSN

2176-9176

Autores

Jorge Janolio,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Num mundo globalizado e com um mercado cada vez mais competitivo, se manter no cotidiano do consumidor esta sendo uma das maiores dificuldades das empresas, principalmente para as de menor porte, que estao abrindo suas portas e desejam inserir suas novidades em meio a produtos ja consagrados e que ja tem seus consumidores fieis. O que pode contribuir, e muito, para a decisao do consumidor e o trabalho executado pelo Marketing que, ao se unir ao meio eletronico, deu origem ao marketing eletronico ou e-marketing que pode ser uma extraordinaria forma de atingir o cliente ja que a Internet e cada vez mais presente nas sociedades. A Internet e o meio ideal para a propagacao de uma informacao porque a transmissao de dados de um para varios usuarios e uma de suas caracteristicas e, ainda, segundo as proprias definicoes de marketing, devemos valorizar o cliente e toda a sua totalidade para convence-lo e isso pode ser conseguido pela internet atraves dos servicos que ela oferece como Word Wide Web - www; correio eletronico (e-mail); e o CHAT. Mas, mesmo tendo o publico e o meio, ainda falta um instrumento, um gancho que ligue empresa e consumidor. Por este motivo, o e-marketing necessitou incluir tambem todas as ferramentas do marketing para a web, principalmente a Publicidade e Propaganda. Servindo como base principal para o marketing nas empresas, a Publicidade, que cria e protege a imagem do produto, e a Propaganda, que divulga tal imagem, tambem se ajustaram ao meio eletronico e criaram formas e formatos (alem de tecnologia) para que se fosse possivel transitar suas informacoes na rede mundial. A partir destas informacoes daremos inicio a esta pesquisa onde inicialmente sera feito um levantamento bibliografico na area de Marketing, Publicidade e Propaganda, e-commerce e e-marketing para que se tenha uma base teorica-pratica do assunto. Apos isso sera feito uma observacao de Campo, utilizando-se de 3 empresas, de pequeno porte da cidade de Jandaia do Sul, levando em consideracao aspectos de divulgacao de produtos como a forma que as mesmas divulgam seus produtos e qual seu contato com o meio. O proximo passo sera fazer um apanhado de informacoes, confrontando os dados do levantamento bibliografico, feito na primeira etapa da pesquisa, e com as informacoes colidas nas empresas observadas, tentando entender como as mesmas trabalham o marketing e como poderia trabalhar a divulgacao de seus produtos atraves da Internet. Ao final da pesquisa, sera feito proposicoes de estrategias de e-marketing, utilizando a publicidade e propaganda, para uma pequena empresa ficticia objetivando a montagem de um modelo que podera ser utilizado em diversas empresas do ramo, de forma que possam se espelhar, redirecionando os objetivos, mas utilizando dos mesmos metodos. Este trabalho, entao, objetiva levantar exemplos de estrategias de e-marketing por meio da Publicidade e Propaganda e sugerir sua aplicacao na estrutura e comunicacao de pequenas empresas da cidade Jandaia do Sul, no novo Norte do Parana. A finalidade e levar as pequenas empresas do ramo uma nova forma simples, moderna e barata de divulgar um produto, atendendo a demanda de empresas que procuram novas.

Referência(s)