
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172010120206
ISSN1983-2117
AutoresMaria Emanuella Amâncio Correia, Juliano Carlo Rufino Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas, João R. de Freitas Filho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo.
Referência(s)