Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172010120206

ISSN

1983-2117

Autores

Maria Emanuella Amâncio Correia, Juliano Carlo Rufino Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas, João R. de Freitas Filho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo.

Referência(s)