
O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores.
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.53541
ISSN1679-1916
AutoresLuiz Paulo Franz, João Pablo Silva da Silva, Jean Felipe Patikowski Cheiran,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEnsinar e aprender programação de computadores são atividades desafiadoras dos cursos vinculados à informática. Devido às dificuldades enfrentadas por estudantes, evidenciadas por altos índices de repetência e evasão, novas estratégias são necessárias para facilitar seu aprendizado e potencializar suas habilidades. Esse trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido na UNIPAMPA que é voltado ao apoio à aprendizagem e ao exercício de programação. O projeto propõe uma abordagem baseada em aprendizado colaborativo e na resolução de problemas, utilizando Coding Dojos como fio condutor. Foi observada participação ativa dos alunos dos cursos de informática da instituição e, embora a experiência tenha sido positiva para a maioria dos estudantes, o fator de exposição revelou-se um complicador a ser endereçado.
Referência(s)