Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores.

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.53541

ISSN

1679-1916

Autores

Luiz Paulo Franz, João Pablo Silva da Silva, Jean Felipe Patikowski Cheiran,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ensinar e aprender programação de computadores são atividades desafiadoras dos cursos vinculados à informática. Devido às dificuldades enfrentadas por estudantes, evidenciadas por altos índices de repetência e evasão, novas estratégias são necessárias para facilitar seu aprendizado e potencializar suas habilidades. Esse trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido na UNIPAMPA que é voltado ao apoio à aprendizagem e ao exercício de programação. O projeto propõe uma abordagem baseada em aprendizado colaborativo e na resolução de problemas, utilizando Coding Dojos como fio condutor. Foi observada participação ativa dos alunos dos cursos de informática da instituição e, embora a experiência tenha sido positiva para a maioria dos estudantes, o fator de exposição revelou-se um complicador a ser endereçado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX