A informação tecida na moda: o campo das micro e pequenas indústrias do vestuário em Minas Gerais
2000; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoANDRADE, Maria Eugenia Albino. A informacao tecida na moda: o campo das micro e pequenas industrias do vestuario em Minas Gerais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 299p. (Tese, Doutorado em Ciencia da Informacao – IBICT/CNPq-ECO/UFRJ). Orientadora: Dra. Regina Maria Marteleto. Analisa as praticas informacionais dos micro e pequenos industriais do campo da moda, mais especificamente do setor do vestuario, em Minas Gerais, em sua interacao com o universo social, cultural, politico, economico e organizacional. Busca entender como se caracterizam as atividades informacionais das micro e pequenas empresas do campo da moda e de que maneira sua posse e utilizacao constituem elemento diferencial na atuacao dessas organizacoes e possibilitam a geracao de novas informacoes consolidadas na roupa. A pesquisa se desenvolve em torno de tres eixos basicos: a informacao, a moda e as micro e pequenas empresas, tendo como suporte teorico os seguintes autores: Dervin, Marteleto, Rattner, Furtado, Prado Jr., Bourdieu, Lipovetsky e Wilson. O universo da pesquisa e constituido de micro e pequenas industrias do setor de vestuario de Minas Gerais. Foram realizadas 19 entrevistas em 14 micro e pequenas industrias localizadas em Belo Horizonte. Buscando ampliar a compreensao da representatividade das micro e pequenas empresas brasileiras em geral e das do vestuario em particular, foram analisados dados quantitativos sobre essas organizacoes em fontes secundarias. Foram estabelecidas, para fins de analise, tres categorias de produtores de moda: os criadores, os adaptadores e os reprodutores. As conclusoes apontam para uma diversidade das praticas informacionais das tres categorias, influenciadas pelos capitais simbolico e economico detidos pelos atores. A posicao dos agentes sociais no campo da industria da moda mostra uma relacao direta entre sua capacidade de obter, processar e gerar informacoes. As informacoes sobre moda e sobre o contexto sociopolitico-economico sao obtidas de diferentes fontes, tais como: viagens ao exterior, programas de TV, revistas internacionais e nacionais, fornecedores de materia-prima e pessoas, principalmente familiares. O estilista esta sempre atento as informacoes que transitam pelo mundo e suas praticas informacionais – que se iniciam antes de sua entrada no campo da moda, como elemento de seu capital social – vao se aprimorando com a convivencia no campo.
Referência(s)